sábado, 26 de junho de 2010

SUCESSO NA TURNÊ PELO PIAUÍ !


Olha eu aí com o Carlos Rubem e o Joca Oeiras na linda festa romântica do colégio estadual de Oeiras!

A Leonora tornou-se uma unidade móvel multimídia! Com a ajuda de um projetor e de um laptop, Solange saiu pelo Piauí exibindo o filme O Piauí Entocado, de Miguel Castro, que vem encartado no livro, e debatendo com quem se interessou em saber porque o paraíso é no Piauí. Além do lançamento no 8o. Salão do Livro do Piauí, no dia 5 de junho, onde o livro acabou esgotado, Solange também exibiu o filme na Casa Meio Norte, em Teresina, onde os alunos leem 40 livros por mês e ficaram interessadíssimos no Berço do Homem Americano, descoberto pela arqueóloga Niède Guidon.

Depois foi a vez de Alto Longá, a 90 km de Teresina, a convite do Secretário de Cultura Bruno Ibiapina, que mostrou as pinturas rupestres da região. Em Oeiras o "anfitrião" foi Carlos Rubem, excelente agitador cultural, que mobilizou a sociedade local através de visitas com a autora às estações de rádio, escolas e faculdades. Até o prefeito compareceu ao lançamento na escola IBENS, que deve adotar o livro no próximo ano no currículo escolar. Em breve, assista a postagem do anúncio pelo carro de som nas ruas de Oeiras!

Aí foi a vez de São João do Piauí, onde a exibição do filme foi em praça pública, já na região do Parque Serra da Capivara. Ainda valeu um pulo a João Costa, que tem 40% do parque em seu município. Em São Raimundo Nonato a prefeitura fez parceria com a Fumdham para o lançamento oficial, na própria Fumdham, mais uma apresentação do filme num telão na Avenida dos Estudantes, com direito a forró da Sebastiana depois. Teve também debate na Uespi, com grande participação de alunos e professores. A Serra das Confusões mereceu um lançamento em Caracol, numa escola do município, além de uma exibição em Coronel José Dias, onde funciona a Cerâmica Serra da Capivara. Em todos os municípios visitados o livro passou a integrar o acervo das bibliotecas.

Os piauienses estão encantados por descobrirem a própria importância na história da ocupação das Américas por nossos ancestrais. Agora, quando algum gozador quiser falar mal de sua terra, podem dizer: meu filho, leia O Paraíso é no Piauí, depois nós conversamos...

Nenhum comentário: