sábado, 26 de junho de 2010

SUCESSO NA TURNÊ PELO PIAUÍ !


Olha eu aí com o Carlos Rubem e o Joca Oeiras na linda festa romântica do colégio estadual de Oeiras!

A Leonora tornou-se uma unidade móvel multimídia! Com a ajuda de um projetor e de um laptop, Solange saiu pelo Piauí exibindo o filme O Piauí Entocado, de Miguel Castro, que vem encartado no livro, e debatendo com quem se interessou em saber porque o paraíso é no Piauí. Além do lançamento no 8o. Salão do Livro do Piauí, no dia 5 de junho, onde o livro acabou esgotado, Solange também exibiu o filme na Casa Meio Norte, em Teresina, onde os alunos leem 40 livros por mês e ficaram interessadíssimos no Berço do Homem Americano, descoberto pela arqueóloga Niède Guidon.

Depois foi a vez de Alto Longá, a 90 km de Teresina, a convite do Secretário de Cultura Bruno Ibiapina, que mostrou as pinturas rupestres da região. Em Oeiras o "anfitrião" foi Carlos Rubem, excelente agitador cultural, que mobilizou a sociedade local através de visitas com a autora às estações de rádio, escolas e faculdades. Até o prefeito compareceu ao lançamento na escola IBENS, que deve adotar o livro no próximo ano no currículo escolar. Em breve, assista a postagem do anúncio pelo carro de som nas ruas de Oeiras!

Aí foi a vez de São João do Piauí, onde a exibição do filme foi em praça pública, já na região do Parque Serra da Capivara. Ainda valeu um pulo a João Costa, que tem 40% do parque em seu município. Em São Raimundo Nonato a prefeitura fez parceria com a Fumdham para o lançamento oficial, na própria Fumdham, mais uma apresentação do filme num telão na Avenida dos Estudantes, com direito a forró da Sebastiana depois. Teve também debate na Uespi, com grande participação de alunos e professores. A Serra das Confusões mereceu um lançamento em Caracol, numa escola do município, além de uma exibição em Coronel José Dias, onde funciona a Cerâmica Serra da Capivara. Em todos os municípios visitados o livro passou a integrar o acervo das bibliotecas.

Os piauienses estão encantados por descobrirem a própria importância na história da ocupação das Américas por nossos ancestrais. Agora, quando algum gozador quiser falar mal de sua terra, podem dizer: meu filho, leia O Paraíso é no Piauí, depois nós conversamos...

domingo, 6 de junho de 2010

O lançamento no Salipi foi um SUCESSO!! O som é que ficou baixo, mas como tb não tinha muito tempo, para exibir o filme e mais o bate-papo literário, deixamos rolando com legenda em português e eu comentava o filme e ia respondendo a perguntas, foi animadíssimo!! Fila pra autógrafo, acredita? No meio do bochicho a TV Assembleia veio me entrevistar, no clima de guerra... não sei quantas velhas senhoras e senhores de São Raimundo... um luxo. está vendendo muito bem. Não sei números. Vamos ter q deixar mais livros!
Teresina, 6 de junho de 2010



Solange Bastos lança livro "O Paraíso é no Piauí"no Salipi

A escritora e jornalista Solange Bastos lançará o livro “O Paraíso é o Piauí – a descoberta da arqueóloga Niéde Guidon”.


A obra de 328 páginas tem informações e ilustrações sobre pesquisas, termos científicos, pessoas citadas e o vocabulário da região sul do Estado.


- “Tudo isso contado através da história de Niède Guidon, essa cientista que dedica a vida a descobrir como viveram os antepassados dos piauienses”, explica Solange.

O livro surgiu após férias da autora no Parque Nacional da serra da Capivara: “descobri que ali havia mais que uma importante área arqueológica. E que houve a preocupação em transformar a pesquisa do passado numa forma de melhorar as condições de vida da população local”.


O lançamento será amanhã (dia 5), às 17 horas, no Bate-Papo Literário do 8º Salão do Livro do Piauí, em frente ao teatro 4 de Setembro, na praça Pedro II, no centro da cidade.


O livro vem acompanhad
o do DVD com o filme Piauí Entocado, legendado em português, inglês, francês e espanhol.

Fonte: http://www.cidadeverde.com/porteira/colunaporteira_txt.php?id=26043

sábado, 5 de junho de 2010


Teresina, 5 de junho de 2010

Queridos,
Taquei a tesoura no cabelo, botei um reboco na cara, vesti um modelito preto e ontem fui a todas as emissoras de TV do Piauí, com a minha "equipe" - a Tania Waquim, minha amiga daqui - livro e cartaz na mão. Dei entrevista em telejornal, programa de entrevistas, jornal, portal de notícia. Até a Leonora cansou: descobri que o apagão que ela teve era mau contato num "chicote", pane comum na L-200 quando tem muita chacoalhação. O engraçado é que a solução dada na concessionária Mitsubishi de Teresina foi simplesmente soldar o tal contato e fazer um bom isolamento!!! Dez real. Dei vinte.
Tudo muito bom mas não consegui ainda voltar à SALIPI (Salão do Livro do Piauí), só fui no primeiro dia! Hoje às 5 da tarde é o lançamento, durante o Bate-Papo Literário com o organizador da feira, o professor Luiz Romero, de literatura, que é uma figuraça, espécie de Chacrinha da cultura, até jogar livro para os que o assistem ele joga, são os "lançamentos".
Em todas as entrevistas falo do livro e do filme. Na melhor delas, em que fui longamente entrevistada por 2 jornalistas na TV Meio Norte (rede Band, mas q se tornará só regional, pq já tem 13 h de programação diária) pude destacar o copyleft do livro e do filme, inéditos por aqui. Expliquei que isso permitia o uso nas escolas, por exemplo.
Aliás, na 3a. feira, quando voltar do Alto Longá (é a uns 90 km daqui), vou visitar a Casa Meio Norte, um empreendimento social dessa rede de comunicação que já é uma referência nacional de educação. Será uma bela experiência de passar o filme do Miguel e debater com crianças pequenas e particularmente espertas, além de alunos de 5a a 8a e professores. Os donos da emissora e o diretor de jornalismo, que foi meu colega na TV Gazeta de Alagoas e fez um escândalo quando me viu, vão junto.
Não sei se vou vender bem o livro, mas O Paraíso é no Piauí já é uma referência. Louvada seja Santa Capivara, a protetora dos teimosos e incrédulos.
Vou checar o projetor agora pra não fazer feio logo mais.