quinta-feira, 7 de outubro de 2010
||| Família Bastos Produções |||
terça-feira, 14 de setembro de 2010
ARQUEÓLOGOS PRESTIGIAM PARAÍSO NO PIAUI!
O filme PIAUÍ ENTOCADO foi mais uma vez exibido em praça pública, dessa vez em Manaus: durante o II Encontro Internacional de Arqueólogos da Amazônia, foi lançado na Banca do Largo do Teatro Amazonas o livro PARAÍSO NO PIAUÍ. Olha eu aí com a arqueóloga ANNA ROOSEVELT, que nos anos 1990 provou a presença do homem há pelo menos 12 mil anos na Amazônia, e a existência de sociedades complexas em plena selva, ao contrário do que se acreditava até então. Em dezembro do ano passado, pude acompanhar as escavações que ela fez em Santarém, no Pará, no Sítio do Porto, onde descobriu plataformas cerimoniais de terra preta, o que vou contar no meu próximo livro, Arqueólogos da Amazônia.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
PARAÍSO CHEGA A MANAUS!
O lançamento vai ser na Banca do Largo, do Joaquim, junto ao Teatro Amazonas, sensata decisão do Eduardo Neves, presidente do II Encontro Internacional de Arqueólogos da Amazônia, que vai acontecer em Manaus agora no meio de setembro. Além do Paraíso no Piauí, serão lançados os Anais do primeiro Encontro, organizado pela Edithe Pereira e a Vera Guapindaia, do Museu Goeldi, e mais o livro de Petroglifos que a Edithe mandou traduzir do alemão, do Koch-Grumberg,tudo isso ao ar livre, ao lado do tacacá da Gisela. Pelo visto, essa tal de arqueologia participativa vem avançando...
sábado, 31 de julho de 2010
Ó VERDADEIRO CALDO DE PIRANHA!
Madame está aí apreciando um legítimo caldo de piranha, às margens do rio Urubu, perto da foz do Amazonas. Estou no Pontão, localidade de Silves, onde a arqueóloga Helena Lima está comandando uma escavação, com seus alunos do curso de Arqueologia da Universidade Estadual do Amazonas. Aí onde estamos há cerca de um metro de pura terra preta, com muitos cacos da chamada tradição borda incisa, que deve ter aí uns mil anos. É uma região entre o baixo Amazonas e a Amazônia Central, ambas com cerâmica policrômica. Brincando, brincando, vou enlouquecer pra contar as aventuras desses bravos profissionais que estão reescrevendo a (pré) história da Amazônia. Me aguardem!
PIAUÍ CHEGA A PARATY NA OFF FLIP!
Não sou eu que estou inventando, olha que legal os próprios piauienses falando de seu orgulho EM serem berço do homem americano e poderem conhecer essa história! Teve muita gente emocionada Piauí adentro, agradecidos porque uma jornalista veio do Rio de Janeiro pra contar que eles vivem no paraíso. Com toda a ralação, que não foi pouca, foi um prazer e tanto. Obrigada a esse povo tão simpático! Agora vai ser a vez de Paraty, na OFF Flip, não percam!
utwe51
domingo, 18 de julho de 2010
chegou o hotsite da amazônia!
http://www.familiabastos.net/arqueologosdaamazonia
quinta-feira, 8 de julho de 2010
COMENTÁRIO
Ó QUE LEGAL! A Kica é uma arqueóloga da USP, que eu encontrei escavando com a Vera Guapindaia lá no rio Trombetas, no oeste do Pará. Estou transcrevendo o comentário dela sobre o clipinho. Valeu, Kica!
Oi Solange,
Parabéns, adorei o video.
Não sei se você se lembra, nos encontramos em Porto Trombetas no ano passado.
Pelo visto nos encontraremos de novo em Manaus. Estou organizando um simpósio sobre arqueologia do corpo na Amazônia para o EIAA2. Acho que vai ser bem legal.
Até lá,
Kica
Ó A TURNÊ NO PIAUÍ! COM FILMINHO!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=PwTcrDitZ_k
quinta-feira, 1 de julho de 2010
PIAUÍ ENTOCADO NAS ESCOLAS
Foi muito legal exibir o Piauí Entocado pelo interior do Piauí, em salas de aula, pátios e até na rua. A primeira foto é no Bate-Papo Literário no Salipi, ao lado do anfitrião Luiz Romero, um verdadeiro chacrinha da cultura, o máximo. Essa turma do Colégio Estadual do Alto Longá (de azul) posou orgulhosa, com a menina tendo o livro na mão. Foram 2 exibições nessa escola, para atingir todos os alunos. Na outra foto é um grupo em João Costa, município entre São João do Piauí e São Raimundo Nonato, onde provei a comida típica "pintado" (feijão com milho de canjica), muito bom, preparado pela professora Neuza. O estúdio da rádio é na Malhada do Jatobá, com o locutor José do Patrocínio Cronemberger. Estou editando um clipe pra colocar aqui no blog, aguardem!
sábado, 26 de junho de 2010
SUCESSO NA TURNÊ PELO PIAUÍ !
Olha eu aí com o Carlos Rubem e o Joca Oeiras na linda festa romântica do colégio estadual de Oeiras!
A Leonora tornou-se uma unidade móvel multimídia! Com a ajuda de um projetor e de um laptop, Solange saiu pelo Piauí exibindo o filme O Piauí Entocado, de Miguel Castro, que vem encartado no livro, e debatendo com quem se interessou em saber porque o paraíso é no Piauí. Além do lançamento no 8o. Salão do Livro do Piauí, no dia 5 de junho, onde o livro acabou esgotado, Solange também exibiu o filme na Casa Meio Norte, em Teresina, onde os alunos leem 40 livros por mês e ficaram interessadíssimos no Berço do Homem Americano, descoberto pela arqueóloga Niède Guidon.
Depois foi a vez de Alto Longá, a 90 km de Teresina, a convite do Secretário de Cultura Bruno Ibiapina, que mostrou as pinturas rupestres da região. Em Oeiras o "anfitrião" foi Carlos Rubem, excelente agitador cultural, que mobilizou a sociedade local através de visitas com a autora às estações de rádio, escolas e faculdades. Até o prefeito compareceu ao lançamento na escola IBENS, que deve adotar o livro no próximo ano no currículo escolar. Em breve, assista a postagem do anúncio pelo carro de som nas ruas de Oeiras!
Aí foi a vez de São João do Piauí, onde a exibição do filme foi em praça pública, já na região do Parque Serra da Capivara. Ainda valeu um pulo a João Costa, que tem 40% do parque em seu município. Em São Raimundo Nonato a prefeitura fez parceria com a Fumdham para o lançamento oficial, na própria Fumdham, mais uma apresentação do filme num telão na Avenida dos Estudantes, com direito a forró da Sebastiana depois. Teve também debate na Uespi, com grande participação de alunos e professores. A Serra das Confusões mereceu um lançamento em Caracol, numa escola do município, além de uma exibição em Coronel José Dias, onde funciona a Cerâmica Serra da Capivara. Em todos os municípios visitados o livro passou a integrar o acervo das bibliotecas.
Os piauienses estão encantados por descobrirem a própria importância na história da ocupação das Américas por nossos ancestrais. Agora, quando algum gozador quiser falar mal de sua terra, podem dizer: meu filho, leia O Paraíso é no Piauí, depois nós conversamos...
domingo, 6 de junho de 2010
A escritora e jornalista Solange Bastos lançará o livro “O Paraíso é o Piauí – a descoberta da arqueóloga Niéde Guidon”.
A obra de 328 páginas tem informações e ilustrações sobre pesquisas, termos científicos, pessoas citadas e o vocabulário da região sul do Estado.
- “Tudo isso contado através da história de Niède Guidon, essa cientista que dedica a vida a descobrir como viveram os antepassados dos piauienses”, explica Solange.
O livro surgiu após férias da autora no Parque Nacional da serra da Capivara: “descobri que ali havia mais que uma importante área arqueológica. E que houve a preocupação em transformar a pesquisa do passado numa forma de melhorar as condições de vida da população local”.
O lançamento será amanhã (dia 5), às 17 horas, no Bate-Papo Literário do 8º Salão do Livro do Piauí, em frente ao teatro 4 de Setembro, na praça Pedro II, no centro da cidade.
O livro vem acompanhado do DVD com o filme Piauí Entocado, legendado em português, inglês, francês e espanhol.
Fonte: http://www.cidadeverde.com/porteira/colunaporteira_txt.php?id=26043
sábado, 5 de junho de 2010
Teresina, 5 de junho de 2010
Queridos,
Taquei a tesoura no cabelo, botei um reboco na cara, vesti um modelito preto e ontem fui a todas as emissoras de TV do Piauí, com a minha "equipe" - a Tania Waquim, minha amiga daqui - livro e cartaz na mão. Dei entrevista em telejornal, programa de entrevistas, jornal, portal de notícia. Até a Leonora cansou: descobri que o apagão que ela teve era mau contato num "chicote", pane comum na L-200 quando tem muita chacoalhação. O engraçado é que a solução dada na concessionária Mitsubishi de Teresina foi simplesmente soldar o tal contato e fazer um bom isolamento!!! Dez real. Dei vinte.
Tudo muito bom mas não consegui ainda voltar à SALIPI (Salão do Livro do Piauí), só fui no primeiro dia! Hoje às 5 da tarde é o lançamento, durante o Bate-Papo Literário com o organizador da feira, o professor Luiz Romero, de literatura, que é uma figuraça, espécie de Chacrinha da cultura, até jogar livro para os que o assistem ele joga, são os "lançamentos".
Em todas as entrevistas falo do livro e do filme. Na melhor delas, em que fui longamente entrevistada por 2 jornalistas na TV Meio Norte (rede Band, mas q se tornará só regional, pq já tem 13 h de programação diária) pude destacar o copyleft do livro e do filme, inéditos por aqui. Expliquei que isso permitia o uso nas escolas, por exemplo.
Aliás, na 3a. feira, quando voltar do Alto Longá (é a uns 90 km daqui), vou visitar a Casa Meio Norte, um empreendimento social dessa rede de comunicação que já é uma referência nacional de educação. Será uma bela experiência de passar o filme do Miguel e debater com crianças pequenas e particularmente espertas, além de alunos de 5a a 8a e professores. Os donos da emissora e o diretor de jornalismo, que foi meu colega na TV Gazeta de Alagoas e fez um escândalo quando me viu, vão junto.
Não sei se vou vender bem o livro, mas O Paraíso é no Piauí já é uma referência. Louvada seja Santa Capivara, a protetora dos teimosos e incrédulos.
Vou checar o projetor agora pra não fazer feio logo mais.
terça-feira, 23 de março de 2010
Ó o PIAUÍ ENTOCADO!!!
Agora é pra valer! Saiu o patrocínio do governo do Piauí! A Fundac, Fundação Cultural do Piauí, dirigida pela Sonia Terra, acreditou desde o começo no nosso projeto. Demorou mas saiu o apoio. O legal é que o projeto cresceu e virou multimídia: e nasceu o documentário do Miguel, o PIAUÍ ENTOCADO, que vai sair em DVD DENTRO DO LIVRO, olha que máximo. Para filmar, Miguel viajou dois meses por lá, acompanhou as escavações da nova missão francesa, do Eric Boëda, conheceu as mais recentes descobertas na Serra das Confusões. Tem uma gruta a uns 2 metros do chão, onde o Ernesto tirou essa foto da Julia e da Ciça quando a gente nem desconfiava do que tinha enterrado aí (a foto é de janeiro de 2008, chama-se Toca do Alto do Capim), e depois descobriram uns 15 esqueletos!!! A parede é toda pintada, com traços, círculos, é difícil saber o que é, mas sem dúvida com algum sentido sagrado, relacionado aos ancestrais ali enterrados.
Se tudo der certo, vamos lançar livro + filme no 9o. SALIPI, o Salão do Livro do Piauí, em Teresina, que acontece de 30 de maio a 06 de junho de 2010. Até lá!
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Partindo para a Amazônia!
Enquanto o livro do Piauí não sai, já estou na estrada e nos rios da Amazônia, pesquisando para "Os Arqueólogos da Amazônia". Eu não tinha ideia de tudo que está acontecendo na região, muito menos que a arqueologia está revelando o manejo milenar da floresta em quase toda a sua extensão, é uma loucura! Humildemente, pretendo voltar outras vezes, conhecendo novos lugares e pesquisas, porque é trabalho de fôlego... Será que nossos antepassados podem dar alguma luz que evite a destruição pura e simples do nosso coração amazônico? Oxalá. Aí na foto estou documentando uma escavação na região da hidrelétrica de Jirau, o maior empreendimento do PAC, no rio Madeira, riquíssimo sítio arqueológico de uma cultura ceramista sofisticada.