segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O PARAÍSO É NO PIAUÍ!

Foi o que descobri, em janeiro desse ano, quando atravessei o Jalapão, a Serra das Confusões e cheguei à Serra da Capivara, no sudeste do Piauí! Estávamos a bordo da minha L-200, a Leonora, eu, meu filho Ernesto, minha nora Ciça e minha neta Julia. Ernesto e Ciça são biólogos, analistas ambientais do Instituto Chico Mendes, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Pois fomos da mata atlântica de Teresópolis para a caatinga do Piauí, que já foi uma densa mata até dez mil anos atrás! A outra surpresa é conhecer o Parque, com árvores enormes nos grotões, vestígio das antigas florestas, olhos d'água, e, sobretudo, pinturas rupestres. Milhares delas! Muitos bonequinhos dançando, alegres, transando, caçando, mulher parindo, animais de todo tipo, até capivara, que deu nome à serra e já sumiu de lá há muito tempo...
Descobri também que a arqueóloga Niède Guidon, que escolheu dedicar a sua vida à pesquisa nessa região, inventou um monte de projetos sociais para melhorar as condições de vida da população atual. Aí resolvi contar essa história. É o que estou escrevendo, e você vai poder acompanhar aqui nesse blog. Beijos!

Nenhum comentário: